terça-feira, 11 de setembro de 2007

O eclipse solar ocorre quando um astro passa à frente ou faz sombra sobre o outro, ou seja, é quando a Lua se loca entre o Sol e a Terra.

O eclipse total só aparece quando a face solar desaparece inteiramente, ficando assim, negra e o dia se assemelha à noite.

Ele é parcial quando uma parte da superfície solar é encoberta. A luz do dia pode diminuir um pouco mais ou um pouco menos tornando-se suave e sem brilho.

Os eclipses solares totais, só acontecem a cada ano e meio, quando a Terra, a Lua e o Sol ficam alinhados, mas são eventos relativamente raros.

Os eclipses da Lua são criados pela sombra que a terra, ao ser iluminada pelo Sol, projeta no espaço do lado oposto. Também nesse caso, as ocultações podem ser totais, quando o satélite terrestre mergulha inteiro na sombra, ou parciais, quando só um pedaço da Lua fica sombreada.

No primeiro caso, o satélite torna-se um círculo vermelho-escuro no céu. No segundo, parece estar em quarto crescente ou quarto minguante.

O próximo eclipse total ocorrerá em 1º de agosto de 2008 e será visto no norte do Canadá, Groenlândia, Sibéria, Mongólia e norte da China. Sua duração será de dois minutos.

Um dos eclipses mais longos ocorrerá em 22 de julho de 2009 e terá duração total de mais de seis minutos, visto de um ponto no Oceano Pacífico.

fonte: www.google.com.br

Um comentário:

Mayumi (Mari) disse...

Parece que estou assistindo o eclipse!!! Fantastico! Bjs, Mari :D